Telhas de Cimento (Concreto)


As telhas de cimento/concreto são um tipo de cobertura que vem ganhando força na última década. O barateamento da produção e suas vantagens evidentes sobre outros materiais fazem delas uma excelente escolha para telhados.

A telha de cimento surgiu em 1844 na Alemanha. Inicialmente produzida por máquinas de prensagem manual, passou a ter um processo automatizado na Dinamarca, em 1919. A primeira máquina operada mecanicamente, conhecida como Ringsted, lançava o concreto nos moldes de ferro fundido que circulavam em uma esteira.
No Brasil, a produção de telhas de cimento começou somente em 1976. Apesar de ser um material relativamente novo, o mercado nacional já conta com diversos fabricantes, produzindo telhas nos mais diversos formatos e cores e com qualidade equiparada aos melhores fabricantes do restante do mundo.
Produzidas à partir de cimento e areia, basicamente, são de fabricação extremamente simples, se comparada à outras telhas. Apesar dessa simplicidade, o aspecto final após a montagem é de muito requinte, incrementando qualquer construção que as use como adorno.
Existe ainda, no entanto, muito preconceito em relação às telhas de cimento, devido à falsa ideia de que seu custo é maior, é mais pesada ou ainda de difícil instalação. Muito pelo contrário! Essas são justamente algumas das vantagens em relação às telhas de barro, por exemplo.